sábado, 5 de outubro de 2013

Semi Finais da Liga dos Campeões Africana

Neste final de semana serão disputadas as duas primeiras partidas de ida das semifinais da Liga dos Campeões Africana, competição de clubes mais importante do continente, e que dará vaga no mundial, para o vencedor da final que será realizada daqui um mês.



Al Ahly levanta a taça pela 7ª vez: Gigante Africano
No primeiro confronto, o maior campeão da história da competição visitará o maior campeão camaronês do século.


4º colocado no mundial do ano passado, o Al Ahly não disputa um jogo do campeonato nacional, no qual estava invicto, desde junho, quando a competição foi paralisada devido à conturbada situação política do país. Até então, o Al Ahly fazia uma campanha irretocável, com 100% de aproveitamento em casa (8 vitórias), e grande campanha jogando fora (7 vitórias e 2 derrotas), sendo cotado como um dos grandes favoritos ao título. A excelente sequência de vitórias em casa foi quebrada pela equipe do Orlando Pirates, com um estrondoso 0 x 3 sofrido já na fase de grupos da competição, a única derrota do clube egípcio na competição até agora.


O camaronês Yougouda, artilheiro da competição
Coton Sport chegou a ter o jogo contra o Sewé adiado no começo da fase de grupos, por conta de indefinições à respeito da punição imposta pela FIFA à federação camaronesa e seus clubes afiliados. Com tudo resolvido, a equipe conseguiu passar de fase e ter a oportunidade de enfrentar a maior equipe do continente. Na atual edição do campeonato camaronês, que encontra-se na 22ª rodada (de um total de 26), o Coton Sport é o líder, com 39 pontos. Destes, 23 conquistados em seus domínios (7 vitórias, 2 empates, 1 derrota) e 16 conquistados fora de casa (4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas).

Os camaroneses mantém um bom placar no jogo de ida como sua única esperança de chegar a uma hipotética final. Enfrentar o Al Ahly é como jogar contra uma equipe como o Boca Juniors na América do Sul ou o Real Madrid na Europa. É uma das equipes com mais títulos continentais do mundo, e que mesmo com o país vivendo um momento conturbado, consegue ir longe em competições futebolísticas. O Al Ahly contará com a volta dos defensores Gomaa e Abdel-Fadil, que estavam lesionados, porém não terão à disposição os atacantes Meteb e Gamal, além do volante Fathy e do meia Soliman. O Coton Sport pretende tanto utilizar o fator casa e o apoio do torcedor que a entrada para o jogo deste fim de semana será gratuita. Vale ressaltar que o atacante Yougouda é o artilheiro da competição, com 6 tentos marcados, e é a principal esperança de gols.

O jogo será realizado no Omnisport Roumde Adjia, na cidade de Garoua, Camarões , às 11 horas de Brasília, e possuirá um quarteto de arbitragem Zambiano.


No segundo confronto teremos o Esperance Tunis, que conquistou a vaga na competição ao ser campeão tunisiano na temporada 2011-12, contra o Orlando Pirates, que a conquistou sendo campeão sul-africano na mesma temporada. Vale ressaltar que na temporada 2012-13, mais recente e recém-finalizada, o Esperance foi vice-campeão, enquanto os sul-africanos ficaram na 3
ª colocação do nacional.

Torcida do Esperance na Final da última edição
Dono da melhor campanha da competição, o Esperance Tunis é favorito no confronto. A regularidade da equipe vem desde as duas últimas temporadas e impressiona, no campeonato tunisiano 12-13, que findou-se no meio deste ano, a equipe conseguiu campanhas muito parecidas jogando tanto dentro (7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) quanto fora de casa (6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas), e na própria Liga dos Campeões, perdeu apenas um jogo, com um gol aos 49 minutos do 2º tempo, para o Recreativo Líbolo em Angola.



Orlando Pirates e seus torcedores "únicos"
Orlando Pirates corre por fora, após classificar-se com um empate contra o Al Ahly, em jogo de poucas oportunidades para os dois lados, dependia de derrota do Leopards para chegar às semis, o que acabou acontecendo. A regularidade da equipe está longe de se assemelhar à dos tunisianos, na última temporada do campeonato sul-africano, fizeram uma boa campanha em seus domínios (7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas), mas péssima fora de casa (2 vitórias, 6 empates e 7 derrotas)


Os sul-africanos apostarão todas as fichas na partida de ida, para tentar conseguir uma boa vitória, já que reverter o placar no jogo de volta será uma missão quase impossível. Vale salientar que o Esperance é uma equipe de muito mais tradição em âmbito internacional, já tendo sido bi campeã da Liga dos Campeões, além de ter participado de outros torneios internacionais e sido 25 vezes campeã tunisiana. Com o apoio da torcida, o conhecimento do campo, e o peso da camisa, certamente o Orlando Pirates terá uma partida duríssima na volta.

Dois jogadores sul-africanos estão lesionados e provavelmente não jogarão a primeira partida, os meio-campistas Myeni (lesão na virilha), o zagueiro Phungwayo (operou o tendão de Aquiles e ficará pelo menos mais 3 meses sem atuar). O volante Ntshumayelo e o atacante Mbesuma retornam de lesão mas ainda são dúvida para o jogo. Do lado tunisiano, o meio-campista Traoui e o zagueiro argelino Yahia desfalcam a equipe por lesão, enquanto o volante Aouadhi e o atacante Mhirsi estão suspensos.

O jogo será realizado no Orlando Stadium, em Johannesburgo, às 14 horas de Brasília, e possuirá um quarteto de arbitragem marroquino.







Nenhum comentário:

Postar um comentário