quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Quando a Coreia Unificada enfrentou o Brasil num mata-mata

Chong Gang-Song disputa a bola com Élber
Por: André Carlos Zorzi

Nesta semana, as autoridades da Coreia do Sul e Coreia do Norte anunciaram que ambas desfilarão sob a mesma bandeira na cerimônia deabertura dos jogos olímpicos de inverno deste ano, em Pyeongchang, no Sul. Além disso, haverá uma equipe conjunta no hóquei de gelo feminino. Os países estão separados desde o fim da guerra em 1953.

Porém, não é a primeira vez que isso ocorre no mundo esportivo. Em 1991, as duas Coreias se uniam de forma inédita em torneios da FIFA para disputar a Copa do Mundo Sub-20, sediada em Portugal.


O caminho não foi fácil: Argentina, Brasil, Portugal, os donos da casa, e a Irlanda. Os coreanos não se intimidaram e chegaram às quartas de final. Relembre a campanha a seguir.


Bandeira coreana na abertura da Copa do Mundo Sub-20, em Portugal

Duas Coreias em Uma
À época, falava-se em uma unificação dos dois países, conforme consta na reportagem “As Coréias avançam para união”, do jornal O Estado de S. Paulo, em 4 de novembro de 1991:

“Quem poderia imaginar há alguns anos a reunificação das duas Coreias? Depois da queda do Muro de Berlim e do recente encontro dos dois chefes de governo coreanos, essa hipótese passou a ser seriamente admitida. Os governantes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul deixaram clara a intenção de prosseguir conversações que poderão resultar, numa primeira etapa, num acordo de cooperação e de reconciliação. A unificação pode vir depois.”

Além disso, em 17 setembro de 1991, tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul foram admitidas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Reunião da ONU que resultou na admissão da Coréia do Norte e do Sul. Foto: UN Photo/Milton Grant

A participação dos dois países como uma única equipe aconteceu de última hora. Prova disso é que, durante o torneio asiático sub-19, que dava vaga no mundial, as duas disputaram de forma separada, e inclusive fizeram a final uma contra a outra – o Sul sagrou-se campeão.

Porém, foi feito um pedido especial à FIFA para que jogassem o torneio como uma única seleção, o que foi aceito – e também comemorado pela Síria, que ganhou o direito de disputar a competição por ter ficado na 3ª colocação em seu continente.

Desta forma, a equipe foi montada em 13 de maio de 1991, ou seja, 34 dias antes da estreia no mundial. 

O fato foi citado por João Havelange em um pronunciamento sobre a importância da competição: “É particularmente gratificante para a FIFA que, pela primeira vez na história de um campeonato mundial da FIFA, ambas as Coreias se uniram para formar um único time. Nosso esporte mais uma vez é capaz de cumprir sua missão de unir os povos e, da minha parte, estou convencido de que continuará tendo a oportunidade de continuar a fazer isso no futuro.”

Cho In-Chol, autor do 1º gol da história da Seleção da Coreia

O Time
A composição do elenco era dividida: 10 sul-coreanos e 8 norte-coreanos, totalizando 18 inscritos para a Copa. Somente dois atletas não entraram em campo, um de cada país.

O time base era mesclado por jogadores das duas nações, atuando em harmonia. Curiosamente, enquanto os gols foram marcados por norte-coreanos, o goleiro titular era do Sul.

Nascidos entre 1971 e 1973, praticamente todos do time atuavam por uma universidade ou instituição de ensino. A exceção ficava por conta de Noh Tai-Kyung, que jogava no Posco FC (atual Pohang Steelers), da 1ª divisão do país.

O português Luís Miguel encontra espaço entre a defesa coreana

1ª Fase
Diante de apenas 2 mil espectadores, a equipe estreou contra ninguém menos que a Argentina. Com disciplina e velocidade, conseguiram segurar o empate durante a maior parte da partida e, graças a  um gol de Cho In-Chol, aos 43’ do segundo tempo, conseguiu a vitória, que valia dois pontos. 1 x 0.

No segundo jogo, mais sofrimento: a Irlanda abriu o placar aos 13’ da etapa final, e ia ganhando até os 44’, quando Choi Chol (não confundir com autor do primeiro gol do time) empatou. 1 x 1.

Na última rodada, em 20 de junho, Argentina e Irlanda empataram por 2 x 2 às 19h. Às 21h, logo após o fim da partida, a Coreia enfrentou os donos da casa, Portugal, quando já estava classificada, e sucumbiu por 1 x 0 diante de 38 mil pagantes. 0 x 1.


Cho Jin-Ho disputa a bola com o irlandês McGrath

Brasil x Coreia
Na fase final, a Coreia enfrentaria a Seleção Brasileira, que já havia vencido dois torneios de base da categoria, sendo seu maior campeão até então. Em 22 de junho de 1991, 25 mil pessoas da cidade de Porto foram assistir ao jogo que valia um lugar nas semi finais do mundial.

Brasil: Roger; Zelão, Castro, Andrei (Sérgio Eduardo) e Roberto; Djair, Rodrigo (Ramón) e Marquinhos; Élber, Luiz Fernando e Paulo Nunes.

Coreia: Choi Ik-Hyung; Kang Chul, Lee Limsaeng e Lee Tae-Hong; Chong Gang-Song, Cho Jin-Ho, Kim Jong-Man, Li Chang-Ha e Cho In-Chol; Choi Chol e Seo Dong-Won (Choi Yong-Son).

Coreano corre atrás de Luiz Fernando, com a bola

O primeiro gol do jogo surgiu aos 15’, quando Marquinhos recebeu a bola de Paulo Nunes e chutou forte, da entrada da área, praticamente no ângulo. 1 x 0.

Aos 40’, Li Chang-Ha bateu falta pela direita, na intermediária, em cruzamento para a área. Emerson Castro, à época zagueiro do Juventus da Mooca, tirou de cabeça. Lee Tae-Hong ficou com ela pela esquerda e recuou para um companheiro, que cruzou pelo alto, pela esquerda. Choi-Chol apareceu desmarcado, na entrada da pequena área, e cabeceou. A bola entrou no canto esquerdo do gol, para delírio da torcida dos dois países. O jogo estava empatado, 1 x 1.

A glória coreana, porém, não durou muito: 30 segundos. Foi este o tempo que levou para que Élber voltasse a colocar o Brasil à frente. 2 x 1.



No segundo tempo, as coisas ficaram mais difíceis. Logo aos 2’, o goleiro Choi Ik-Hyung falhou em cobrança de escanteio brasileira, e Djair ampliou. 3 x 1.

Cinco minutos depois, Paulo Nune passou para Marquinhos, que adentrou a área e sofreu pênalti. Djair cobrou forte, rasteiro, no canto esquerdo, transformando o placar em goleada. 4 x 1.

Aos 22’, Marquinhos apareceu pela intermediária, na região central, e tocou para Paulo Nunes, que, pela lateral esquerda da grande área, cruzou a bola de forma rasteira, para Élber concluir. 5 x 1.

Lee Tae-Hong no jogo contra o Brasil

Apesar da derrota, os coreanos saíram de cabeça erguida do torneio. Buscaram jogo através de passes curtos e rápidos pelo chão, além de muita correria, e não desistiram da partida em nenhum momento.

Pecaram principalmente nas jogadas de homem a homem, tanto pelo chão, quanto pelo alto, e não conseguiam atacar com consistência. O ataque, o meio-campo e a defesa jogavam de forma muito espaçada entre os setores, dando margem para que os adversários aproveitarem de falhas.

Portugal sagrou-se campeão, e o Brasil ficou com a medalha de prata. No final das contas, a Coreia perdeu apenas para os finalistas do torneio.

Na foto, 6 jogadores do Sul e 5 do Norte: todos pela Coreia

Confira também o caminho das duas equipes no torneio continental do ano anterior, que garantiu a participação no mundial:

COPA DA ÁSIA SUB-19 - 1990
(Servia como eliminatória para o continental)

Grupo 5 (Jogos disputados em Dacca, Bangladesh)
Coreia do Sul 3 x 0 Malásia
Coreia do Sul 4 x 0 Paquistão
Coreia do Sul 3 x 0 Tailândia
Coreia do Sul 1 x 1 Bangladesh

Grupo 6 (Jogos disputados em Kunming, China)
Coreia do Norte 3 x 1 Hong Kong
Coreia do Norte 1 x 1 China
Coreia do Norte 18 x 0 Macau

*Na última rodada, China e Coreia do Norte chegaram empatados em pontos na liderança. Os chineses com saldo + 11, e os norte-coreanos com +2. A China fez 8 x 0 em Hong Kong, o que lhe deixou com um gol a menos em saldo que a Coreia, portanto, eliminada.

Torneio Asiático Sub-20
(Jogos disputados em Jacarta, Indonésia)
As duas Coreias avançaram na 2ª posição em seus respectivos grupos.

Grupo A
Coreia do Norte 4 x 1 Índia
Coreia do Norte 5 x 1 Indonésia (classificou-se à semi final com antecedência)
Coreia do Norte 0 x 1 Catar

Grupo B
Coreia do Sul 1 x 0 Japão
Coreia do Sul 1 x 1 Síria
Coreia do Sul 0 x 0 Bahrein

Semi final
Coreia do Sul 1 x 0 Catar
Coreia do Norte 2 x 1 Síria

Final
Coreia do Sul (4) 0 x 0 (3) Coreia do Norte
(Disputa de pênaltis)

*O torneio reservava duas vagas para a competição em Portugal, portanto, os dois finalistas já estavam classificados. Com a união coreana para a disputa do mundial, a vaga ficou com a Síria, que venceu a disputa pelo 3º lugar por 1 x 0 no dia anterior à final.

Imagens e informações: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário